Brincadeiras, campeonato de futebol, shows de música, tudo isso num clube lotado de pessoas. Assim foi o Dia do Trabalhador para os comerciários. A festa levou mais de cinco mil pessoas ao clube do Sindicom-DF.
Os trabalhadores aproveitaram o dia e a estrutura do local para descansar e se divertir junto com a família e amigos. Foi assim para os Oliveira, por exemplo, que foram ao evento para aproveitar o dia. “Muito boa a festa! Eu gosto muito de vir aqui no clube e passar o dia junto com a família e hoje está muito bom mesmo para a gente que trabalha todos os dias”, explicou José Antônio Oliveira.
Mas o dia não foi apenas diversão. O sindicato também realizou manifestação contra o PL 4330, que libera a terceirização para qualquer atividade e ameaça os direitos do trabalhador. Logo no início da manhã, eles participaram de manifestação organizada pela CUT-DF no centro de Brasília. À tarde, no clube, distribuíram material sobre o assunto e discursaram contra a aprovacão do projeto, que tramita agora no Senado Federal.
Geralda Godinho, diretora-geral do Simdicom-DF subiu ao palco para dar o recado aos trabalhadores. “Infelizmente, foram eleitos para o Congresso Nacional muitos deputados e senadores que defendem os interesses dos patrões, não se importam com os trabalhadores. Portanto, a única forma de protegermos nossos direitos conquistados é nos unirmos e nos conscientizarmos da importância dessa luta”, disse durante seu discurso.
A deputada federal Erika Kokay também falou da importância da união dos trabalhadores e complementou afirmando que será preciso muita luta para evitar que haja um retrocesso para os trabalhadores. “É fundamental que estejamos preparados para a luta porque as forças conservadoras deste país já se uniram e estão avançando contra conquistas importantes dos trabalhadores”, disse.