Após os encontros setoriais, o Sindicom-DF promoveu a Assembleia Geral dos trabalhadores e trabalhadoras em concessionárias e distribuidores de veículos do Distrito Federal nesse domingo (19), no Clube dos Comerciários. Os presentes deliberaram sobre todas as propostas que comporão a pauta de reivindicações da Convenção Coletiva da categoria para 2024.
A Convenção Coletiva é um instrumento jurídico que estabelece as condições de trabalho, os direitos e os deveres dos trabalhadores e dos empregadores. Ela é composta por uma pauta de reivindicações elaborada a partir das demandas e das necessidades da categoria que é negociada com os representantes patronais pelo sindicato.
A secretária-geral do Sindicom-DF, Geralda Godinho, destacou a importância da Convenção Coletiva para os trabalhadores e a importância dos sindicatos que negociam essas pautas. “A Convenção Coletiva é uma garantia de que os trabalhadores terão seus direitos respeitados e suas reivindicações atendidas. Sem o sindicato, que representa toda a categoria, o patrão negociaria direto com o trabalhador, que se sentiria coagido e pressionado a aceitar condições desfavoráveis. Por isso, é fundamental que os trabalhadores se sindicalizem e participem das assembleias, para fortalecer ainda mais a nossa luta e a nossa voz”, afirmou.
Na Assembleia Geral, a categoria aprovou a pauta de reivindicações que inclui um aumento salarial de 12%, melhorias no valor do ticket refeição e que o benefício seja disponibilizado para todos, manutenção das folgas em domingos e feriados, entre outros pontos.
O próximo passo agora é ir para a mesa de negociação, a fim de garantir o atendimento da pauta aprovada durante a assembleia. O Sindicom-DF agradece a participação da categoria e conta com o apoio e a mobilização de todos e todas, para que juntos possam conquistar uma Convenção Coletiva justa e vantajosa.