Na noite dessa segunda (2), o Sindicom participou de sessão solene, na Câmara Legislativa do DF (CLDF), em homenagem aos 41 anos da Central Única dos Trabalhadores.
A secretária-geral da entidade, Geralda Godinho, representou o Sindicato na mesa. Representantes da categoria também estiveram presentes.
Convocada pelo deputado distrital Chico Vigilante (PT-DF), a atividade reuniu centenas de sindicalistas e militantes para celebrar o aniversário da maior central da América Latina.
Em sua fala, Geralda, que integra a direção executiva da CUT Nacional, relembrou do momento em que entrou no movimento sindical e do primeiro contato que teve com a CUT.
“A CUT realmente representa as trabalhadoras e os trabalhares. E, na minha vida, também foi muito importante. Para mim, é um orgulho do comércio e serviços na direção da CUT. A Central está cada dia mais forte, e seguiremos em unidade, em defesa da classe trabalhadora. Parabéns à CUT” disse.
A Central está cada dia mais forte, e seguiremos em unidade, em defesa da classe trabalhadora. Parabéns, CUT”, Geralda Godinho
Chico Vigilante lembrou do momento da criação da CUT e das dificuldades enfrentadas no período do regime militar.
“A criação da CUT foi um movimento que não foi só dos trabalhadores. Foi dos estudantes, da dona de casa e de todo mundo que acreditava que era possível reverter o quadro de ditadura, restabelecer a democracia e trazer a esperança para a classe trabalhadora”, afirmou.
Já o presidente da CUT-DF, Rodrigo Rodrigues, destacou que se sente honrado de presidir a Central e ressaltou que o movimento sindical enfrentou grandes desafios durante o governo Bolsonaro.
“Foram anos difíceis, mas com a força de nossa mobilização, com nossa capacidade de organizar e com a história que a gente tem, soubemos fazer a luta. Agora, com o governo Lula, estamos lutando para reconstruir o país, também com muita mobilização”, disse.