Queda na atividade comercial e singularidade do evento são dois dos fatores que justificam a proposta
O Sindicato dos Comerciários do Distrito Federal (Sindicom-DF) defende o fechamento do comércio durante duas horas antes das partidas da seleção brasileira na Copa do Mundo. E a não reabertura do comércio após os jogos. Para o Sindicom-DF, nestes dias a atividade comercial cai drasticamente em função da atração que os jogos provocam, o que torna a presença do trabalhador algo injustificável, inclusive sob o ponto de vista social, considerando o futebol como uma atividade cultural importante e valorizada pela sociedade brasileira.
Além disso, o Sindicom-DF considera que esta edição dos jogos tem um caráter especial, uma vez que, sessenta anos depois, volta a ser realizada no Brasil. “O fechamento por algumas horas não vai trazer prejuízos ao comércio. Quando a copa ocorre em outros países, as ruas ficam desertas, imagina agora que será realizada aqui. Não há atividade comercial nesse período, exceto para as atividades ligadas diretamente ao lazer. Portanto, exigir que o comerciário fique no local de trabalho, dadas as condições peculiares desta edição, é exigir demais de sua condição de trabalhador. Acredito que os comerciantes compreendem melhor essa questão e que, até mesmo eles, não concordem com a proposta feita pelos sindicatos patronais”, explica Geralda Godinho, diretora-geral do Sindicom-DF.
A decisão sobre o funcionamento do comércio nos dias de jogos do Brasil será tomada, após reunião entre empresários e o sindicato, respeitando a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). “Tenho certeza que o bom-senso vai se sobressair e os comerciários não serão privados de participar desse momento histórico. O futebol é a paixão nacional e o fato de sediarmos os jogos tem de ser levado em conta. Noutros anos, quando os jogos eram em outros países, o comerciário compreendeu e trabalhou logo após os jogos. Agora, temos uma situação especial e a dedicação da categoria, tendo em visto o constante aumento na produtividade do setor.
As decisões com o Sindicom-DF estão sendo realizadas setorialmente, conforme a categoria sindical a que o estabelecimento comercial está vinculado. Nesta sexta-feira, às 11 horas, o Sindicato dos Trabalhadores se reúne com o Sindivarejista.
Mais informações:
Sindicom-DF
Assessoria de Comunicação
3224 3808