Na manhã desta quarta-feira (26), teve início o Congresso da Federação dos Trabalhadores no Comércio e no Setor de Serviços do DF (Fetracom-DF), que, entre outros pontos, deve traçar um Plano de Lutas para o próximo período e eleger a nova diretoria que estará à frente da entidade no quadriênio 2023/27.
O evento vai até esta quinta (27) e debaterá ainda estratégias de enfrentamento em defesa da manutenção e ampliação dos direitos da categoria. O Sindicom-DF, representado pela sua diretoria, participa da atividade.
Na pauta de discussões, estão temas como conjunturas local, nacional e internacional, igualdade de gênero e racial, negociação coletiva, fortalecimento das entidades sindicais e outros.
A secretária-geral do Sindicom-DF, Geralda Godinho, destacou a importância do Congresso e lembrou que, apesar da eleição do governo Lula ─ que é comprometido com os anseios da classe trabalhadora ─ a mobilização deve ser permanente.
“Temos um novo governo, um novo cenário e, por isso, é fundamental traçarmos um novo plano de luta. Porém, mesmo com um cenário mais favorável, é importante que sigamos mobilizados para reconquistar aquilo que perdemos nos governos reacionários de Temer e Bolsonaro”.