A direção do Sindicato dos Comerciários do Distrito Federal marcou presença na Semana Nacional de Promoção da Negociação Coletiva, evento promovido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que acontece nesta quarta (13) e quinta (14) nas Superintendências Regionais do Trabalho em todo o Brasil. No DF, no primeiro dia da atividade, reuniram-se representantes sindicais, empregadores e especialistas para debater o fortalecimento da negociação coletiva e o trabalho decente.
O diretor de Base do Sindicom-DF, Luiz Saraiva, ressaltou a importância desse encontro no atual cenário trabalhista. “A negociação coletiva é uma ferramenta essencial para garantir melhores condições de trabalho e defender o direito dos trabalhadores, e esta atividade é uma oportunidade de reforçar a importância dos sindicatos nesse contexto”, afirmou o sindicalista. “Com o diálogo entre o sindicato e os empregadores, conseguimos estabelecer direitos e benefícios justos, que refletem as necessidades de cada categoria”, completou.
A secretária-geral do Sindicom-DF, Geralda Godinho, também destacou a importância da presença do sindicato em eventos como este, que fortalecem as relações entre trabalhadores e empregadores. “A participação do Sindicom-DF é fundamental para dar voz aos trabalhadores e reforçar nossa luta por uma negociação coletiva justa e equilibrada”, disse Geralda. A dirigente enfatizou que o diálogo é o caminho para um ambiente de trabalho mais saudável e colaborativo. “É por meio de encontros como esse que avançamos na construção de relações trabalhistas mais justas, igualitárias e prósperas.”
A relevância da negociação coletiva para a construção de um ambiente de trabalho mais harmonioso e equitativo também foi destacada pelo superintendente do Trabalho no DF, Jackson Azara. “A Semana Nacional da Negociação Coletiva é uma iniciativa que promove o diálogo necessário para o equilíbrio e a sustentabilidade nas relações de trabalho. Escolhemos como temas para o debate as ações afirmativas para melhorias no ambiente de trabalho, incluindo questões de PCD, LGBTQIAPN+ e racismo, que são fundamentais para estarem constantemente na mesa de negociação, a fim de erradicar o preconceito e dar oportunidade a todos e todas, beneficiando tanto os empregados quanto os empregadores,” afirmou. “Com a participação ativa dos sindicatos na representação dos trabalhadores, conseguimos estruturar discussões mais produtivas e alinhar interesses para o bem-estar geral.”
Com uma programação que incluiu palestras e mesas redondas, o evento abordou temas como benefícios sociais e a mediação de conflitos, enfatizando o papel essencial das instituições sindicais na negociação coletiva, que, por sua vez, são pilares fundamentais para a garantia de direitos.