Nesta terça-feira (22), em Taguatinga, o Sindicato dos Comerciários no Distrito Federal deu início a uma série de assembleias setoriais com os trabalhadores e trabalhadoras em concessionárias, locadoras, consórcios e distribuidoras de veículos do DF. O ato contou com a participação da Diretoria de Base do Sindicom-DF e dos trabalhadores daquela Região Administrativa e adjacências.
A finalidade das mobilizações é elaborar conjuntamente a pauta de reivindicação que comporá a data-base 2023/2024 da categoria. Após os encontros setoriais, uma assembleia geral, no dia 27 de novembro, aprovará o documento a ser encaminhado ao sindicato patronal.
Questões trabalhistas e políticas foram tratadas, como as formas de contratação que precarizam o contrato de trabalho; a regulação de intervalos, da jornada de trabalho e de teletrabalho; a participação nos lucros e resultados, remuneração por produtividade, desempenho individual e gorjetas; e os prejuízos da reforma trabalhista na vida do trabalhador, entre outros pontos.
O diretor de Base do Sindicato, Luiz Saraiva, comemorou a realização da atividade.
“A categoria trouxe diversas sugestões para que possamos construir uma pauta de reivindicações que represente, verdadeiramente, os anseios dos trabalhadores em concessionárias, locadoras, consórcios e distribuidoras de veículos. É muito importante o engajamento de todos nesta campanha salarial, pois as melhorias só chegam através da unidade”, garantiu.
“O ano está quase acabando, mas o trabalho não para. Mais que nunca, é imprescindível que todos os trabalhadores entendam como sua participação é importante para protegermos nossos direitos e angariarmos novas conquistas. Os comerciários são fundamentais para a economia do país, por isso precisam ser valorizados. Somente com a união e o comprometimento de todos nessa luta, garantiremos avanços”, disse o diretor coordenador do Sindicom, Tiago Neves.
Ao final da assembleia, foi disponibilizada uma urna para que os trabalhadores depositassem suas sugestões, como nos explicou a secretária geral do sindicato, Geralda Godinho.
“Um dos principais papéis de um sindicato é dar voz à classe trabalhadora, mas muitos temem falar durante as assembleias, principalmente, por medo da repressão dos patrões. Por isso, utilizamos as urnas para que, através da escrita, os trabalhadores e trabalhadoras possam se pronunciar, sugerir, reclamar e também denunciar abusos”, explica a sindicalista.
Geralda também reforçou a necessidade da presença nas assembleias.
“Os trabalhadores e trabalhadoras devem participar e levar suas sugestões, pois são eles que mais sabem das suas necessidades e do que precisa ser melhorado em suas relações de trabalho. O Sindicom-DF se esforça em fazer a sua parte enquanto entidade representativa de classe, mas é preciso que os trabalhadores que representamos também façam a parte deles”, concluiu.
Nesta quarta-feira (23), a assembleia acontece com os trabalhadores do SIA e região, próximo à Concessionária DF Veículos, Trecho 1, Lote 250, com 1ª convocação às 16h, e 2ª e última convocação às 16h30. Participe!