Em meio às comemorações pelo Dia Internacional da Mulher, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Distrito Federal (SRTE-DF), na gestão do superintendente Jackson Azara, organizou a 1ª Feira da Mulher Trabalhadora, realizada no Venâncio Shopping, nesta quinta (7) e sexta (8). O evento, que tem como foco principal celebrar e impulsionar a igualdade de gênero no mercado de trabalho, recebeu a participação da secretária-geral do Sindicom-DF, Geralda Godinho, em seu primeiro dia. A sindicalista trouxe à discussão a importância da inserção e participação da mulher no mercado de trabalho, destacando os desafios que ainda permeiam a realidade de muitas trabalhadoras.
“A mulher, ao longo da história, tem lutado incansavelmente por seus direitos, por liberdade, por igualdade e por reconhecimento. E, embora tenhamos feito progressos significativos, ainda há muito trabalho a ser feito”, enfatizou.
Geralda apresentou dados que comprovam a disparidade entre homens e mulheres quando se trata da valorização da força de trabalho, além da desigualdade salarial e de oportunidades imposta às trabalhadoras. A dirigente ressaltou a importância da inserção da mulher no mercado de trabalho, não somente para a reparação de uma desigualdade histórica, mas como uma forma de garantir sustentabilidade econômica para as famílias brasileiras.
A deputada Erika Kokay (PT-DF) também marcou presença na Feira, trazendo uma análise histórica sobre a disparidade de gênero.
“É fundamental reconhecer os desafios enfrentados pelas mulheres ao longo do tempo e persistir na luta por uma sociedade mais justa e igualitária”, disse a parlamentar.
O evento é aberto ao público e conta com uma variedade de atividades, incluindo debates, palestras de capacitação, exposição de produtos artesanais, oficinas e painéis de discussão.