O PL 988/2016 que autoriza o funcionamento do comércio aos domingos e feriados, sem que seja consultado acordos ou convenções coletivas é um desrespeito ao trabalhador do comércio e não pode ser aprovado em 2º turno.
Primeiro porque não houve consulta, reunião com o sindicato da categoria e muito menos audiência pública com as partes envolvidas para discutir tal ação, já que envolve vários setores da sociedade. Segundo porque vários setores do comércio no DF já negociam as vantagens e desvantagens de abertura ou não aos domingos e feriados por meio da Convenção Coletiva de Trabalho e não podemos permitir que ela não seja consultada. terceiro, tal projeto beneficia somente os grandes empresários, até porque muitos pequenos empresários também serão prejudicados; está comprovado que não gera emprego, escraviza o comerciário, afeta a saúde e a família do trabalhador.
Essa votação foi feita ao apagar das luzes e isso é uma afronta aos direitos adquiridos. O Sindicato dos Comerciários no DF, representando a categoria, vem pedir aos deputados que votem contra este projeto, não rasguem a CLT! Somos contra qualquer retirada de direito da classe trabalhadora