Com 51.317 votos, Jack Rocha foi eleita como a primeira trabalhadora do comércio e mulher preta a conquistar uma cadeira de deputada federal pelo Espírito Santo.
Caçula de quatro irmãos, filha da doméstica dona Abeli e do caminhoneiro seu Veredino, Jack nasceu na cidade de Colatina, no Norte do Espírito Santo. A menina de voz doce e afinada criou raízes na igreja católica e, como catequista, atuou na Pastoral da Criança por mais de 15 anos.
O período em que passou como trabalhadora do comércio, serviu para desenvolver sua vontade de lutar pelos direitos trabalhistas e pela inserção das minorias nos espaços de poder e decisão. Foi quando filiou-se ao PT, em 2004.
“É desafiador descrever o sentimento desse momento tão importante para mim, e para todas e todos que acreditaram na minha candidatura. Agora começa um novo capítulo para o país e para o meu estado, um capítulo que será escrito pela força do povo”, disse ao ser eleita.
Para a presidente do Sindicato dos Comerciários do Distrito Federal – Sindicom-DF, Geralda Gondim, trata-se de uma conquista muito significativa.
“É importante que tenhamos nomes que se identifiquem com a nossa luta no Congresso Nacional, mas a maior conquista – com a eleição da Jack Rocha – é o exemplo de que a classe trabalhadora tem a capacidade de eleger seus verdadeiros representantes e não deve, por motivo algum, abrir mão desse direito”, concluiu a sindicalista.