A Federação dos Trabalhadores em Comércio e Serviço – FETRACOM-DF realizou, no Clube dos Comerciários do DF, uma palestra sobre a importância das redes sociais para a luta sindical. As pessoas em geral, incluindo os filiados, costumam acessar as redes sociais. De acordo com uma pesquisa conduzida pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, foi constatado que o brasileiro gasta em média 9 horas por dia navegando neste ambiente.
O palestrante Glauco Rojas, consultor em comunicação e administração pública, lembrou o mundo digital em que vivemos e indagou se o sindicalismo ficará no analógico. Aline Bezerra trouxe soluções para que o sindicalismo saia do escanteio.
Geralda Godinho, diretora geral do Sindicato dos Comerciários dos DF, ressaltou que vale a pena utilizar as redes sociais para deixar o seu público informado a respeito do que acontece no sindicato, como decisões tomadas, medidas criadas, ou contratos realizados, por exemplo. Assim, você garante maior transparência e conquista mais os filiados, que veem na sua entidade uma organização séria e comprometida com a democratização do acesso à informação.
Washington, presidente da Fetracom – DF, destaca que a palestra veio esclarecer a importância já citada das redes e que a categoria sindical tem que estar preparada para dialogar contra as fake news, não propagar o discurso de ódio, ficar atento quanto às postagens, se vão contribuir ou não para uma luta sindical. Temos que estar qualificados para saber lidar com as redes.
*Foram respeitadas as medidas de segurança em relação à Covid-19.