Na noite da última terça-feira (27), os diretores do Sindicom-DF marcaram presença na Plenária Estadual do Plano Plurianual Participativo (PPA) 2024-2027, reafirmando o compromisso do movimento sindical com a construção de um Brasil participativo.
Com a pergunta “Que país você quer para os próximos 4 anos?”, o Governo Federal deu início ao debate, buscando ouvir a voz da população e incorporar suas demandas no planejamento estratégico. Essa iniciativa é fundamental para promover investimentos públicos nas áreas mais necessitadas.
A Plenária Estadual do PPA, que ocorreu no Teatro do Sindicato dos Bancários de Brasília, teve como objetivo principal compreender as aspirações dos movimentos sociais e sindical para realocação dos recursos orçamentários de acordo com as necessidades identificadas.
A secretária-geral do Sindicom-DF, Geralda Godinho, ressaltou a importância da participação no processo de construção do programa governamental.
“A participação no processo de construção do programa governamental é de extrema importância. Após um longo período sem acesso a esse instrumento devido aos descaminhos do governo anterior, agora temos uma nova oportunidade de participar ativamente da elaboração do programa que almejamos para a nossa sociedade”, disse.
A presença da direção do Sindicom-DF na Plenária Estadual do PPA demonstra o comprometimento do sindicato em garantir que as demandas e os interesses dos trabalhadores e trabalhadoras sejam contemplados no planejamento do governo. A participação ativa do movimento sindical fortalece a construção de políticas públicas mais inclusivas e alinhadas com as necessidades da população do Distrito Federal.
É hora de votar!
Por ser participativo, o PPA requer que os trabalhadores e as trabalhadoras participem. Para isso, disponibiliza as propostas tiradas nas Plenárias Estaduais para que sejam votadas por toda sociedade.
Aqui no Distrito Federal, foram definidas as propostas abaixo e, para votar, basta clicar em cada uma delas:
1 . Fortalecimento do Movimento Sindical
Fortalecer o movimento sindical restabelecendo seu financiamento, a fim de garantir sua autonomia e a plena organização dos trabalhadores e trabalhadoras possibilitando avanços e manutenção dos direitos.
2 . Indenização do trabalho doméstico
Instituir o benefício social indenizatório do trabalho doméstico familiar.
3. Valorização do servidor público federal
Fortalecer, por meio de concurso e formação continuada, tanto o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), quanto as superintendências regionais do trabalho, com implementação de funções atrativas visando a permanência dos servidores nos órgãos descentralizados.
É muito importante que todos os trabalhadores e trabalhadoras do DF votem. Cada votante pode escolher até três propostas. O prazo para votação se encerra em 14 de julho.