A data foi instituída como feriado nacional, pela primeira vez, em 1920, na União Soviética, em homenagem aos trabalhadores de Chicago, que, no dia 1º de maio de 1886, iniciaram uma greve geral pela redução da jornada de trabalho de 17 horas para 8 horas diárias e contou com a adesão de 340 mil trabalhadores de todo o país.
A história conta que, em 1884, os sindicatos estadunidenses estabelecem o prazo de 2 anos para os empregadores limitarem a jornada em 8 horas diária e iniciaram a campanha no dia 1º de maio, dia em que muitas empresas começavam seu ano contábil e que os contratos de trabalho terminavam e os trabalhadores buscavam outros empregos. A greve de 1886 foi brutalmente massacrada, com assassinato de várias lideranças sindicais e ficou conhecida, historicamente, como a Revolta de Haymarket.
Para os comerciários a luta tem pelo menos 50 anos. O sindicato, junto com o trabalhador do DF, conquistaram direitos ao longo desses anos e que, desde o golpe com a saída da Dilma, estão sendo jogados fora. Hoje tivemos um dia da família comerciária no clube, com esportes, diversão e muita luta já que somos contra qualquer reforma que prejudique a classe trabalhadora.
Confira mais fotos nas redes sociais.