Por Dâmares Vaz
Edição: Andrea Bochi
As Delegacias Sindicais do SINAIT nos estados, por meio de seus delegados, reforçaram a atuação nos estados pela realização de concurso público para Auditor-Fiscal do Trabalho. Os delegados vêm se reunindo com os superintendentes Regionais do Trabalho para entregar a eles pedido de abertura da seleção e pedir que ajudem a sensibilizar o governo para a urgência do certame. Hoje, a carreira está com quase 50% dos cargos vagos, tendo apenas 1.959 Auditores na ativa – é o menor quadro dos últimos 30 anos.
No Distrito Federal, a delegada sindical, Elizabeth Maroja Brazão e Silva, obteve o apoio do novo superintendente, Jackson da Silva Azara, à contratação de Auditores Fiscais do Trabalho. “Também pontuei a importância da atuação da Auditoria do Trabalho nas mediações e negociações coletivas, em um passado recente, tendo como parceiros os sindicatos”, afirmou.
Em Pernambuco, a delegada sindical, Simone Brasil, aproveitou a cerimônia de posse da nova superintendente, Suzineide Rodrigues, para entregar a ela uma carta que será levada ao ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, com o pedido de concurso público. Todos os superintendentes estão recebendo o documento. Na ocasião, nesta segunda-feira, 17 de abril, Simone pontuou que “mais do que nunca, o Ministério do Trabalho e Emprego precisa ser fortalecido, para poder cumprir a missão de proteger e garantir trabalho digno.”
Os delegados sindicais do estado do Mato Grosso do Sul, Wallace Faria Pacheco, e do estado do Maranhão, Allan Kardec Ayres Ferreira, também se reuniram com os respectivos superintendentes de seus estados, reforçando a necessidade e urgência do concurso.