De acordo com as Convenções Coletivas de Trabalho vigentes, o Sindicom-DF garante aos trabalhadores e trabalhadoras que o comércio varejista (eletrodomésticos, móveis, roupas, calçados, acessórios e outros), bem como concessionárias e distribuidoras de veículos, empresas de peças e acessórios automotivos, de sistemas eletrônicos de segurança, óticas e papelarias, fecharão suas portas na Sexta-feira Santa, 18 de abril.
Quanto aos supermercados, estes poderão funcionar na Sexta-feira Santa desde que os empregadores garantam aos empregados que trabalharem no feriado as seguintes vantagens:
• Vale-transporte gratuito ou valor equivalente em dinheiro, que
será pago juntamente com o salário do mês;
• Fornecimento de alimentação ou vale refeição no valor de
R$ 18,50 ou o valor equivalente à refeição do dia trabalhado;
• Uma folga a ser usufruida em, no máximo, 30 dias posteriores;
• Pagamento com garantia mínima de R$ 107.
As locadoras de veículos também poderão abrir suas portas desde que a empresa garanta aos trabalhadores e trabalhadoras que trabalharem no feriado, a compensação no período de até 60 dias.
Essas são conquistas das lutas travadas pelo Sindicom-DF em defesa de melhores condições de trabalho para todos os comerciários e comerciárias do Distrito Federal.
Caso haja qualquer descumprimento deste acordo, favor denunciar – de forma declarada ou anônima -, através dos telefones (61) 3224-3808 (ligações e WhatsApp) ou (61) 3038-2200 (ligações). A empresa infratora está sujeita a multa, com valores revertidos em favor do empregado prejudicado.
A diretoria do Sindicom-DF aproveita para desejar a todos e todas uma feliz Páscoa!