(comércio varejista de automóveis e acessórios; do segmento de carnes frescas, gêneros alimentícios,
frutas, verduras, flores e plantas; de material de escritório, papelaria e livraria, de ópticas e estabelecimentos fotográficos)
Os trabalhadores desse setor não vão trabalhar nos dias 16 (segunda-feira), 17 (terça-feira) de fevereiro de 2015, em todo o expediente, e no dia 18 de fevereiro de 2015, quarta-feira, até às 12h00. Essa foi mais uma conquista obtida pelo Sindicato dos Comerciários durante a negociação coletiva. O fechamento no dia 16 foi garantido em substituição à comemoração do Dia do Comerciário (30 de outubro).
De acordo com Convenção Coletiva de Trabalho, as empresas que convocarem os empregados a trabalhar nesses dias terão de pagar multa no valor de 1/3 do salário do empregado, além de outras punições.
O respeito ao direito dos trabalhadores é fundamental para a saúde e lazer da categoria. A diretoria do Sindicom-DF vai fiscalizar as lojas que abrirem no feriado e fará denúncia à Superintendência Regional do Trabalho e ao Ministério Público.
Os empregados que souberem de alguma irregularidade devem denunciar e exigir seus direitos. Ainda que a empresa não seja fiscalizada no dia do feriado, sua denuncia pode ser feita posteriormente pelo telefone: 3224-0114 e 3038 2200.
O clube dos comerciários estará aberto nos dias 14,15, 16 e 17 de fevereiro de 2015 com muita animação, música e brinquedos infláveis, além de toda estrutura do clube (piscinas, churrasqueiras e salão de jogos) para oferecer lazer à categoria e seus familiares.
Geralda Godinho – Diretora Geral do Sindicato dos Comerciários do DF