Nessa segunda (20), aconteceu mais uma assembleia setorial da campanha salarial dos trabalhadores e trabalhadoras no comércio varejista do Distrito Federal. Dessa vez, o encontro foi em Sobradinho e contou com a presença da Diretoria de Base do Sindicom-DF.
As mobilizações têm por finalidade elaborar conjuntamente a pauta de reivindicação que comporá a data-base 2023/2025 da categoria e, após os encontros setoriais, uma assembleia geral, no dia 26 de março, aprovará o documento a ser encaminhado ao sindicato patronal.
Ao final da assembleia, foi disponibilizada uma urna para que os trabalhadores depositassem suas sugestões, como nos explicou a secretária-geral do sindicato, Geralda Godinho.
“Um dos principais papéis de um sindicato é dar voz à classe trabalhadora, mas muitos temem falar durante as assembleias, principalmente, por medo da repressão dos patrões. Por isso, utilizamos as urnas para que eles possam se pronunciar, sugerir, reclamar e também denunciar abusos. Muitos trabalhadores preferem não se identificar”, explica a sindicalista.
“Os trabalhadores e trabalhadoras devem participar e levar suas sugestões, pois são eles que mais sabem das suas necessidades e do que precisa ser melhorado em suas relações de trabalho. O Sindicom-DF se esforça em fazer a sua parte enquanto entidade representativa de classe, mas é preciso que os trabalhadores que representamos também façam a parte deles”, reforçou.
A próxima assembleia setorial ocorrerá na quinta-feira (23), às 16h30, na sede do Sindicom-DF, com os trabalhadores e trabalhadoras do Plano e região.