Na manhã desta terça-feira (31), dirigentes do Sindicom-DF participaram de cerimônia de criação do Conselho de Participação Social. A atividade aconteceu no Palácio do Planalto, com as presenças do presidente Lula, do ministro da Secretaria-geral da Presidência, Márcio Macêdo, além de sindicalistas e diversas lideranças dos movimentos sociais.
Defensores ferrenhos dos direitos trabalhistas, os representantes dos comerciários do Distrito Federal também defendem a construção de uma sociedade justa e igualitária, com desenvolvimento social e oferta democrática de oportunidades.
“A criação desse conselho só reforça a promessa de campanha do presidente Lula, quando ele garantiu que colocaria o povo no centro das discussões”, disse Luiz Saraiva, diretor de Base do Sindicom-DF.
Segundo ele, os conselhos são uma importante ferramenta de participação popular nas decisões do Executivo, por serem compostos por representantes da sociedade civil organizada. “É, verdadeiramente, dar voz ao povo!”, afirmou
Durante o encontro, Lula afirmou que conta com esse conselho para ajudá-lo na reconstrução do país.
“Vamos fazer o necessário, reconstruir ou construir uma coisa nova, com uma participação popular efetiva. E que vocês sejam tratados em igualdade de condições, que possam dizer sim da mesma forma que podem dizer não”.
Sistema de Participação Social Interministerial
Além do Conselho de Participação Social, o presidente também assinou um decreto que cria o Sistema de Participação Social Interministerial, garantindo que cada ministério terá uma Assessoria de Participação Social e Diversidade. O sistema será coordenado pela Secretaria-geral da Presidência.