Hoje o dia é de comemorações!
Dia 30 de outubro é o dia do comerciário
Nesse dia 30 de outubro é comemorado o Dia do Comerciário, categoria que atua diretamente na venda de produtos e serviços e é considerada como uma das mais importantes da cadeia produtiva brasileira. A data foi instituída pela presidente Dilma Rousseff ao promulgar a lei 12.790/2003.
O dia 30 de outubro foi escolhido para ser a data comemorativa em função de luta liderada pelos caixeiros viajantes no ano 1932. Naquela época, o Brasil vivia uma jornada de 12 horas de trabalho diário.
Extenuados, os caixeiros viajantes organizaram, no final de outubro de 1932, uma manifestação na então capital da República, o Rio de Janeiro, e marcharam em direção ao Palácio dos Bandeirantes para exigir a redução da jornada ao então presidente Getúlio Vargas. Mais de 5000 trabalhadores (de várias categorias) se juntaram ao protesto organizado pelos comerciários naquele dia. A manifestação foi um sucesso e, naquele mesmo dia, o então presidente assinou o famoso decreto-lei 4.042/1932 que reduziu a jornada de trabalho para 8 horas diárias.
A partir de então, 30 de outubro passou a ser conhecido informalmente como o dia do Comerciário até ser oficializado pelo governo de Dilma Rousseff. Para a diretora-geral do Sindicato dos Comerciários do DF, Geralda Godinho, essa é mais uma prova indiscutível do valor da categoria para os avanços sociais que a sociedade vem conquistando ao longo dos anos. “Nossa categoria está sempre muito disposta a atuar em favor de mudanças que beneficiam a todos. Foi assim no passado e é assim agora quando fomos para a rua lutar por diversas conquistas – muitas delas não relacionadas diretamente com a nossa atividade, mas que atingia o trabalhador como um todo. Sempre tivemoso compromisso histórico de lutar pela defesa de condições de trabalho melhores”, disse.
“O comerciário é um trabalhador aguerrido, que atua na ponta mais importante da cadeia produtiva brasileira e que, portanto, precisa ser mais valorizado ainda. Nós entendemos que a redução da jornada de trabalho para 40, sem redução de salário, se faz novamente necessária e estamos dipostos a, outra vez, encabeçar um movimento de apoio a essa mudança, para a qual o Brasil já encontra preparado”, disse Geralda Godinho.
Parabéns à todos os trabalhadores desta categoria!