Com objetivo de dividir experiências entre os profissionais de Recursos Humanos e Departamento Pessoal em hipermercados e supermercados do DF, Ilma Cavalcante, analista da Aurora alimentos juntamente com Edson Menezes do Grupo Pão de Açucar, contaram com o apoio do Sindicato dos Comerciários do DF para realizarem o seminário entre as empresas na tarde do dia 06 de fevereiro no Cube dos Comerciários.
Os palestrantes da Ernst & Young- EY, Leonardo Biar, Joelma Figueiredo e Carlos Antonaglia falaram da perspectiva do programa E.Social, programa que visa sistematizar e desburocratizar as contratações e informações relacionadas aos funcionários e empresas junto ao Governo Federal, cujo qual o manual será lançado este ano e o impacto que ele causará em todas as áreas de uma empresa. Saiba mais no site ey.com.br
Mara Fortes, gerente da filial Employer em Brasília explicou sobre a importância em saber a diferença entre trabalho temporário e trabalho terceirizado e frisa que o trabalho temporário é assegurado por lei e o trabalhador tem todos os direitos e que o E.Social facilita a vida dos funcionários.
Geralda Godinho, diretora geral do Sindicom ressalta a importância de eventos como este em que todos têm acesso à informação e ficam dentro da lei o que facilita a vida do empregado e empregador e mais ainda para ninguém ser pego desprevenido.
A tarde foi de conhecimento e interação entre os participantes. Ellen Okada, gerente de RH do supermercado Tókio diz que o E.Social é bom, mas beneficia o governo. Na empresa tem terceirizado e temporário e é tudo dentro da lei. Alguns pedem para não serem terceirizados porque não têm todos os benefícios”.
A assistente de Pessoal da Employer Bárbara Nogueira diz que o programa é tranquilo e que tem até o E.Social online para tirar dúvidas. A empresa já se adaptou ao sistema.
“O E.Social é um bicho de sete cabeças no início. Parei até no hospital por isso. Não entendia o que acontecia mas não dava certo. Tem 1 ano e quatro meses que o programa iniciou na empresa e tem 6 meses que nos adaptamos.Ele é bom porque atende a legislação” disse Junior Silva, analista de RH do Makro.
O encerramento aconteceu com sorteios de brindes oferecidos pelas empresas e um delicioso jantar. Confira todas as fotos no facebook do Sindicom Sindicato dos Comerciários do DF.