Convocamos a Conferência Livre de Juventude do Distrito Federal para o dia 20 de outubro, às 14h, no Teatro dos Bancários
A 4ª Conferência Nacional da Juventude vai acontecer em dezembro de 2023, um marco para pensar políticas públicas e estratégias de Estado para a juventude. Antes da etapa nacional, acontecem as etapas regionais, estaduais e distrital, além das temáticas, territoriais, livres, digitais e dos povos tradicionais e originários.
Estamos em um momento decisivo onde podemos pautar o governo e mobilizar a juventude do Distrito Federal para se debruçar sobre nossa realidade e debater que tipo de políticas públicas queremos, e como enfrentaremos as crises que estão postas. Para isso, é necessário estarmos dispostos a mobilizar a juventude trabalhadora, das periferias, do campo, da cidade, das escolas e universidades, entendendo os atravessamentos dos marcadores sociais de diferença, raça, gênero, classe social, entre outros.
No Distrito Federal, enfrentamos um grande desafio, ao mesmo tempo em que o país se volta para Brasília como grande epicentro político, propiciando a grande oportunidade da cidade se mostrar exemplo e piloto dos grandes projetos participativos do novo governo federal do presidente Lula, vemos o Governo Distrital de Ibanês desmobilizador e pouco interessado em agregar a população.
Os movimentos sociais de juventude amplamente mobilizados foram surpreendidos quando o secretário de Juventude do DF, Rodrigo Delmasso, convocou as etapas regionais somente com a publicação no Diário Oficial, sem dar publicidade ou possibilitar diálogo com as comunidades, nem sequer com as escolas onde estariam alocadas. Não houve esforço para divulgar regimento distrital, ou metodologia das conferências, não constou, sequer, horário das etapas, dificultando o acesso da juventude.
Se faz necessária a mobilização para pressionar o GDF a dar maior divulgação das etapas da Conferência, e incentivar nossa juventude a elaborar e formular propostas para políticas públicas concretas para toda a juventude, e nos prepararmos para a conferência distrital, que acontecerá dia 27 de outubro, mesmo com a falta de mobilização do Governo Distrital e da Secretaria da Juventude.
Por isso, convocamos a Conferência Livre de Juventude do Distrito Federal para o dia 20 de outubro, às 14h, no Teatro dos Bancários, em busca de mostrar que a nossa juventude tem interesse em debater nossa realidade, que mesmo com o desmonte vem encontrando formas de sobreviver, incidir na cultura e educação de seus territórios e com organização, incentivo e orçamento poderia fazer muito mais.
Toada a juventude está convidada a participar. Venha e traga sua proposta.