Em uma importante iniciativa de aproximação humanizada com a população do Distrito Federal, a direção do Sindicom-DF marcou presença no ato de reativação da Unidade Móvel do Trabalhador do DF, durante o evento Brasília Capital Moto Week, que aconteceu nesta terça-feira (25), no Parque da Granja do Torto, em Brasília.
O evento contou com a presença do Secretário de Qualificação e Fomento à Geração de Emprego e Renda do MTE, Magno Lavigne, que destacou a relevância dessa parceria entre a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Distrito Federal (SRTE/DF) e o Capital Moto Week.
“Essa iniciativa é um passo importante para aproximar os serviços da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego da população, garantindo um atendimento ágil e eficiente. Além disso, reforçamos nosso compromisso em combater o trabalho infantil e promover a proteção à infância, para que todas as crianças e adolescentes possam ter um futuro digno e livre de exploração”, afirmou.
O Superintendente Regional do Trabalho no DF, Jackson Ázara, também enfatizou a importância desse projeto, que busca levar serviços essenciais aos cidadãos e promover uma maior interação entre a sociedade e os órgãos de proteção ao trabalhador.
“Estamos muito satisfeitos em participar da reativação da Unidade Móvel do Trabalhador do Distrito Federal, em parceria com o Capital Moto Week. Essa iniciativa é uma oportunidade única para estreitarmos os laços com a população, oferecendo serviços essenciais e conscientizando sobre a importância de proteger nossas crianças contra o trabalho infantil. É um passo importante rumo a uma sociedade mais justa e igualitária”.
Durante o Brasília Capital Moto Week, a Unidade Móvel do Trabalhador estará presente na “Vila do Bem”, oferecendo orientações sobre emissão de CTPS Digital, Seguro Desemprego, Abono Salarial, Registro Profissional de Emprego, mediações trabalhistas, denúncias de irregularidades trabalhistas e cálculos de rescisão de Contrato de Trabalho para empregados domésticos.
Além disso, a programação conta com exibição do curta-metragem “Vida Maria”, uma emocionante animação em 3D que destaca a história de uma menina enfrentando as adversidades do trabalho infantil. Também haverá uma exposição fotográfica realizada por auditores fiscais do Trabalho durante a década de 1990, buscando sensibilizar a população contra o trabalho infantil.
Diante do compromisso em promover um ambiente de trabalho seguro e respeitoso para todos, a direção do Sindicom-DF reforça a importância da informação para que situações abusivas nos locais de trabalho sejam identificadas e denunciadas.
“A colaboração de cada trabalhador é essencial para a construção de uma cultura de respeito e equidade laboral, e o Sindicom-DF permanece firme em seu compromisso de atuar contra qualquer forma de violência ou discriminação nas relações de trabalho, defendendo uma sociedade inclusiva, justa e livre de abusos”, disse a secretária-geral da entidade, Geralda Godinho. “Juntos, podemos construir um futuro melhor para todos os trabalhadores e trabalhadoras do Distrito Federal”, finalizou.